terça-feira, 1 de novembro de 2011

A megera domada (comentários)

A Megera Domada é uma história criada por Shakespeare de duas irmãs que vivem com seu pai, Batista, na cidade de Verona. Tudo seria normal e tranquilo senão fosse pela condição que Batista dá às meninas, a condição é que sua filha mais nova, a doce Bianca, só poderá casar após sua irmã mais velha, a temida Catarina, casar. Porém Bianca encanta todos com sua beleza e doçura, com isso tem muitos pretendentes, e eles tendo em vista a condição dada por Batista, tentam arranjar algum homem que seja corajoso o suficiente para aguentar Catarina. Em meio a trama, entra em cena um rico e falido cavalheiro chamado Petrucchio, que pelo dote apresentado pelos pretendentes de Bianca, resolve se casar com Catarina. Com a ajuda de Petrucchio, o pretendente de Bianca, Lucentino, consegue se aproximar da moça fingindo ser um professor, e logo escondido os dois finalmente casam. Batista ao descobrir que sua filha mais nova se casou em segredo, decide aceitar o casamento. O final da história se marca, quando em uma aposta, Petruccio mostra que a megera finalmente foi domada e que Catarina se tornou uma esposa perfeita (Andressa rodrigues)

A trama, relativamente simples, teria sido feita por Shakespeare de antigos contos da tradição antiga e diz respeito a um pai, Batista, que estabelece como condição para ceder a mão de sua filha mais jovem, a bela e doce Bianca, aos possíveis pretendentes, que sua filha mais velha, a megera Caterine, consiga antes um esposo. Bianca tem não menos que três pretendentes : Gremio, Hortencio e Lutencio, este último um jovem forasteiro que chega à cidade de Pádua e enamora-se de imediato por Bianca. Os dois primeiros, rivais nas pretensões de casar-se com Bianca, fazem um acordo para conseguir um marido para Caterine e, assim, deixar livre o caminho para seguirem em sua disputa amorosa. Petrucchio, um nobre falido de Verona, chega à cidade em busca de um bom casamento e apaixona-se pela idéia de se casar com Caterine, proposta feita a ele por seu amigo Hortensio. Aparentemente contra a vontade da moça, o casamento de Petrucchio e Caterine é realizado e ambos voltam para Verona, onde o esposo, impondo algumas privações e um tanto de mau humor à nova esposa, termina por amansá-la. Após diversas peripécias, dentre as quais o disfarce dos rivais em professores de música e retórica para que pudessem fazer a corte à jovem Bianca, Lucentio e Bianca casam-se, em segredo; Batista e Vicentio, pai de Lucentio, terminam por aceitar o casamento dos jovens e, ao final, Petrucchio prova a todos que Caterine tornou-se uma esposa mais obediente que a doce Bianca (Karol)


Catarina é uma mulher bela e irascível, que não admite ser subjugada. Com sua língua ferina, ela afasta todos os pretendentes. O problema é que a doce Bianca – sua irmã – só poderá; casar depois de Catarina. E agora? Quem conseguirá; domar aquela megera? Só um louco, diriam os personagens desta deliciosa comédia de Shakespeare. E o nome dele é Petruccio, homem tão temperamental quanto a nossa destemida Catarina.
Neste impagá;vel duelo de forças, o bardo inglês nos brinda com uma história onde todos fazem tudo por amor. Mentem, trapaceiam, dominam e são dominados. A Megera Domada, uma de suas primeiras comédias, logo se tornou muito popular. Afinal, com muito humor e picardia, o mestre da dramaturgia defende os direitos da mulher e critica o machismo (Rebeca rodrigues)

Nenhum comentário:

Postar um comentário